domingo, 2 de outubro de 2011

Viva as greves!

        Boa noite! Mais uma vez lamento decepcioná-los por não mostra um poema novo para vós mas senti a necessidade de fugir um pouco da poesia e falar sobre questões a respeito da nossa sociedade. Para ser mais preciso, falar sobre os atuais protestos, passeatas e greves que estão ocorrendo em todo o nosso país.  
        Nota-se claramente que a insatisfação dos trabalhadores e do povo brasileiro em geral atingiu níveis altíssimos. Apesar das melhorias que o nosso país vem apresentando, o que fez com que nos tornássemos um dos mais importantes países emergentes do mundo, junto com Rússia, Índia e China. Porém vemos que ainda temos muitos problemas para serem resolvidos como o alto índice de analfabetismo (mais de 10 milhões, segundo o último sendo do IBGE), as altas taxas de criminalidade e corrupção e um salário mínimo deveras vergonhoso.
       Creio que estejam acompanhando as notícias ultimamente: greves em todo o país, protestos e passeatas de um modo em geral, enfim, a revolta toma conta cada vez mais de nosso povo e confesso que estou muito satisfeito com isso. Não posso deixar de citar o vídeo da professora Amanda Gurgel que mostrou para todo o país o que muitas pessoas já sabiam, exceto os nossos políticos (que fingem que não sabem): o descaso em relação aos professores, classe trabalhadora que não é muito valorizada no Brasil.
        Infelizmente, nota-se claramente que o governo tenta jogar a culpa nos trabalhadores, como se as greves e as reinvindicações fossem desnecessários, jogando a culpa das paralisações nos mais diversos setores nos trabalhadores que apenas estão reivindicando algo justo, que são condições de trabalho e salários mais dignos. Nota-se também que tentam jogar a população contra os trabalhadores, como se a culpa fosse deles, como se eles fizessem greve por gostar.
        Certa vez ouvi de uma pessoa que os protestos que os jovens aqui em Natal fizeram contra o aumento das passagens de ônibus eram uma “baderna”. Disse que eles estavam brigando por algo que é justo afinal 2,20 reais numa passagem de ônibus numa cidade que não possui nem 1 milhão de habitantes é um abuso. E essa pessoa continuou a dizer que era baderna, que eles estavam atrapalhando o trânsito e outras coisas mais. Na verdade quem está atrapalhando é a prefeitura, que está dificultando o direito de ir e vir do trabalhador cujo salário não permite tamanhos gastos com passagens de ônibus. E cheguei a uma conclusão, que de forma alguma é geral. A opinião das classes mais altas da sociedade muitas vezes são indignas de atenção pois estes não passam pelos problemas que a maior parte da população passa. E essa pessoa com quem falava tem uma condição financeira boa, tem carro e por isso não creio  que sua opinião deva ser levada em conta. De forma alguma estou dizendo que a opinião das classes mais elevadas da sociedade não vale. Repito: a opinião da mesma MUITAS vezes não condiz com a realidade, dando a impressão de que eles vivem em um mundo paralelo.
          Para terminar, gostaria dar ênfase à importância desses movimentos e dizer que eles não prejudicam a população: o que prejudica é a incompetência de nossos governantes. Se não fosse por ela, nada disso estaria acontecendo. Perguntem-se o motivo pelo qual não há greves em países como Suíça, por exemplo. Acredito também que esses movimentos prenunciam uma grande revolução que deverá ocorrer em cerca de 30 anos, acho.
       Por isso, amigos, vamos às ruas apoiar nossos trabalhadores e ir  às ruas. E se não puderem ir às ruas, apenas apoiem. A classe trabalhadora brasileira agradece. E eu também.
       Bom, ficarei por aqui. Até o nosso próximo encontro, onde pretendo falar um pouco da Última Cesta cultural com a SPVA. E é claro, mostrar mais um dos meus humildes poemas.

3 comentários:

  1. Assino embaixo. Esses protestos e greves são prova de que os brasileiros estão tomando seu papel na democracia à sério: nós pusemos os poderosos no poder, exijamos deles o que prometeram fazer! Não somos babacas e burros de carga que aceitam apanhar, tá na hora de dar coice nessa situação.

    ResponderExcluir
  2. concordo com você brother, eu também escrevo em um blog, escrevo poesias,
    acabei de publicar um livro. ANARQUIA!!!!!!!!!

    LIVRO: PAIXÃO, DOR & TERNURA
    "Poemas de amor, que refletem a vida e o ser."
    Confira: http://www.minim.in/NX

    "Não há poema em si, mas em mim ou em ti." - Octavio Paz

    ResponderExcluir
  3. É ISSO!! UM PAÍS CONFORMADO COM INJUSTIÇAS SOCIAIS E QUE FICA DE BRAÇOS CRUZADOS, NÃO MERECE CREDIBILIDADE! VAMOS Á LUTA, SEMPRE! Gostei dessa sua ideia! Bom final de semana e obrigada pela sua atenção!Tudo de bom!


    Bjosssssssssss

    ResponderExcluir