segunda-feira, 16 de maio de 2011

Anti-social

            Boa noite, meus caros visitantes. It’s been a long time. Nesta noite fria não mostrarei nenhum de meus poemas. Peço que me perdoem. É que hoje gostaria de conversar apenas; conversar sobre a questão do conceito de anti-social, conceito este definido pela sociedade em que vivemos. O que de fato é ser anti-social?
          Segundo dizem, ser anti-social consiste em levar uma vida reclusa, distante das multidões, das pessoas, permanecer trancado em sua residência, tendo como companheira inseparável a solidão. É chamado de anti-social todo indivíduo que demonstra comportamento solitário, que não tem costume de participar de reuniões sociais, sejam elas de que espécie sejam: saídas com os amigos ao cinema, para shoppings, restaurantes, bares, baladas, etc.
           Nesta semana, nas minhas costumeiras divagações filosóficas, fiquei a me perguntar: será que gostar de ficar sozinho, sentir-se mais à vontade em sua própria casa do que fora dela, achar que no mundo exterior ao seu lar não é tão agradável e divertido, será que de fato isso é ser anti social?
            A resposta: não! Explicarei.
            Primeiramente, devemos levar em conta que a sociedade tem o hábito desagradável de condenar tudo e todos que não seguem as convenções estabelecidas por ela. Para a grande massa, bons são os que fazem parte dela: são os que usam as roupas da moda, os que ouvem as músicas mais tocadas, são os que estão em todas as festas, são os que ostentam bens materiais sem ao menos ter condições de possuí-los; esses bens podem variar bastantes: roupas de marca, celulares que fazem de tudo, carrões possantes e mais uma infinidade de itens que são usados por puro prazer de sentir-se em “estado de superioridade”. Chega a ser uma situação bizarra pois muitos desses itens são usados sem necessidade. Mas não falarei disso hoje. Deixarei para uma outra oportunidade.
           O “anti-social” é justamente alguém que não segue a maior parte dos paradigmas acima citados ou NENHUM DELES (estou entre os últimos). Ele é considerado um subversivo pois não se encaixa de forma alguma. Ele prefere ficar em casa lendo, assistindo, jogando videogame e outras atividades solitárias. É só uma preferência, o que há de errado com isso? Ele não faz isso porque quer, simplesmente o faz por se sentir melhor assim. Sinceramente, não considero-me um sujeito anti-social. Simplesmente acho que sou caseiro e me divirto mais em atividades solitárias do que em atividades coletivas. Não me entendam mal: não desprezo a companhia de outras pessoas, apenas sou apreciador de atividades solitárias, como já disse antes (desculpem se estou sendo deveras repetitivo).
           Na minha humilde opinião, o anti-social de verdade não é o sujeito cuja descrição acabei de fornecer. O anti-social é aquele indivíduo que não sabe viver em sociedade ( É exatamente o que tu  estás pensando: ser recluso não quer dizer que tu não saibas viver com outras pessoas). È aquele sujeito que não respeita o direito alheio. É aquele sujeito que entra numa boate e começa a propagar a desordem, desafiando outros para brigar e intimidando com seus músculos artificiais. Esse tipo de indivíduo geralmente nunca está desacompanhado, geralmente anda com outros seres tão acéfalos quanto eles. Anti-social é aquele que discrimina os que são diferentes dele, seja por seu modo de vestir, seja pela cor da pele, pela sua opção sexual, por sua ideologia ou por qualquer outra diferença. Anti-social é aquele que sente-se superior a outros por fazer um curso de nível superior que dá status. É aquele que sente-se superior por ser de uma classe social mais alta. Anti – social é aquele cuja presença é uma ameaça para as pessoas de bem. È aquele que saca uma arma para matar alguém porque esse está na vaga do estacionamento que ele acha que é sua. È aquele que mesmo tendo acesso ao bom e ao melhor toca fogo em mendigos ou espanca empregadas em pontos de ônibus e ainda ousam dizer que o fizeram porque pensavam que era uma prostituta...
            Portanto, amigo, se tu és adepto de uma vida mais caseira e sente-se incomodado por ser classificado como anti-social, não te preocupes: eles que o são por te taxarem dessa forma.
            Bom, creio que já falei por demais. A noite ainda tem muito a oferecer contudo creio que está na hora da partida, já que todos nossos temos nossos afazeres diários. Deixe-me ir convosco até a saída. Obrigado pela visita e nos veremos ainda nesta semana, onde mostrei-lhes um poema do qual gosto muito. Até breve,meus caros!

7 comentários:

  1. Nossa! Que texto, heim? Bem escrito! Na minha humilde opinião, o homem não pode ser um indivíduo anti-social. Este período até pode existir por um tempo em alguns de nós. Mas que reflete alguma psicopatia, se perdurar por muito tempo, não é verdade? Mas enfim, vim por aqui para te agradecer suas palavras maravilhosas no meu poema: UM HOMEM. Recebi o comentário como uma medalha sua, muito bom isso!

    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Fico agradecido por seu comentário ao mesmo tempo em que fico feliz de saber que meus cometários são muito importantes para ti. Merci beaucoup!

    ResponderExcluir
  3. Onde assino? muito bom o texto...pelo menos agora sei como me defender qdo me chamarem de anti-social...rsrs

    ResponderExcluir
  4. Muito bom! De fato as pessoas que vivem vidas reclusas e sem se importar com o convívio social e os pensamentos alheios, tendem a ser bastante destrutivas em relação a comportamentos e opiniões que não sejam dele próprio. É quase uma insanidade, mas é só o que vemos hoje em dia.

    ResponderExcluir
  5. um belo texto...concordo com que falaste...vivemos numa sociedade que não reflete aquilo que pensar...distorcer o certo do errado...e discriminar o que não lhe convêm...

    ResponderExcluir
  6. Muito bom, as vezes até me sinto um peixe fora d'àgua por tentar ser "livre" e não me identificar com alguns padrões sociais, procuro ficar avontade e me sinto bem do jeito que sou, mesmo que os outros me julguem pelas aparencias.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto, mas o q me chamou atenção foi essa frase: "a sociedade tem o hábito desagradável de condenar tudo e todos que não seguem as convenções estabelecidas por ela." Essa verdade tem deixado algumas pessoas doentes da alma.

    ResponderExcluir