sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

Marcha do lixo


      Boa noite, meus caros! Há quanto tempo! Como têm passado?
      Sim, de fato voltei antes do previsto e oficialmente estou de volta porém não com poesia. Eu estarei aqui para falar de um protesto que houve hoje, a “Marcha do lixo”, cujo propósito era depositar lixo na frente da prefeitura, como uma forma de protesto contra a falta de coleta de lixo na cidade de Natal.
      O que foi bastante interessante, como estava a comentar com meu colega blogueiro Marquidones “Zero”, é que não só estudantes estavam envolvidos no protesto. A população esteve unida contra a má gestão da prefeitura e não apenas um segmento da mesma.
     Como vocês verão nas fotos, o lixo foi removido por uma carro da Líder. O que chamou a atenção foi a rapidez com que o carro veio: depois de cerca de 50 mins depois do início do protesto, ele veio para recolher o lixo. Ah, se fosse sempre eficiente assim... o povo, Manifestantes sentaram-se na rua para que o lixo não fosse recolhido. Depois de muita conversa, o lixo foi recolhido, sob gritos de protesto dos manifestantes.
     O atual prefeito, Ney Lopes jr, apareceu para falar com os manifestantes, atitude rara num político (quantas vezes Micarla falou com o povo?). Não estou aqui a defender o prefeito mas a atitude dele foi deveras interessante, isso não se pode negar. Disse que havia pago os garis e cerca de 70% dos trabalhadores do município e que a coleta estava sendo regularizada. De fato, ontem vi um carro da Líder nas ruas do centro mas o processo está sendo lento. Espero que o processo se agilize depois do protesto de hoje.
     Infelizmente havia um sujeito no meio do protesto que ficava criticando aqueles que segundo ele, "ficão apenas tirando fotos" e " só ficam olhando". Ele se acha revolucionário mas na verdade só queria aparecer mesmo. O verdadeiro revolucionário não critica, ele instiga os outros a se revoltarem. Meu desinformado cidadão e pseudo-revolucionário, para você que não sabe, existem muitas maneiras de se manifestar e revoltar. Gritar palavras de ordem é uma delas e era o que muitos estavam fazendo. E a presença é importante, já que mostra que várias pessoas estão insatisfeitas e deixa o movimento mais numeroso e consequentemente mais forte. Você se diz revolucionário mas não sabe nada, meu caro. 
     Vejam agora algumas fotos que tirei no protesto. No nosso próximo encontro, prometo que trarei um poema para mostrar-lhes, Até nosso próximo encontro, que não mais tardará. As atividades no Château Noir estão de volta.

                                       
                                     Início do protesto (aproximadamente 15:20)



                                               
                                   Rua Ulisses Caldas bloqueada pelo lixo. 

                               Este guarda municipal usou da força contra um senhor que estava manifestando sua insatisfação com a falha administração da cidade. Felizmente nada de mais grave aconteceu.


                                            
                     Manifestantes sentam-se na calçada para impedir que a líder viesse tirar o lixo.
            Policiais disseram que estávamos obstruindo o direito de ir e vir das pessoas. Mas o       Estado não viola nossos direitos todos os dias? Direito  à saúde, à educação, etc? 
                                   

                                     
                             Se sempre houvesse essa eficiência seria ótimo!

                                               
                                              Panfleto sobre o protesto

                          
                    O atual prefeito Ney lopes Jr. falando com os manifestantes.

                                        
                                     Após a conversa com Ney lopes Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário