terça-feira, 14 de maio de 2013

Sobre o aumento das passagens


                                 O COMBOIO DA SUCATA



Foi discutido ontem (13) pela Comissão de Transportes na Câmara Municipal de Natal o realinhamento nos custos de transporte público do município, mas O GERENCIAMENTO DE SERVIÇOS CAPACITADOS PARA ATENDER A POPULAÇÃO NÃO IMPLICA NO AGRAVAMENTO DAS DESPESAS ESGOTADAS PELA MOBILIDADE URBANA. 
A comissão se propôs a projetar duas belíssimas estações de transferência, com ares-condicionados e espaços acessíveis de convivência, porém ao fazer isso não irão reativar as outras onze transferências que restaram, de modo que assim aumentarão a duração de um trajeto em 15% a mais do que o seu tempo previsto. 
No ano de 2009 a tarifa aumentou de R$1,85 para R$2,00: foi um aumento de 8,10%. No ano de 2011 a passagem se elevou de R$2,00 para R$2,20: foi uma alta de 10,00%. Agora pretendem subir o custo da taxa do transporte de R$2,20 para R$2,40: uma subida de 9,09%. INTENTA-SE EM QUATRO ANOS ENGRANDECER A TARIFA EM 27,19% A MAIS? 
O TRANSPORTE COLETIVO É PAGO SEM EXCEÇÃO PELOS SEUS USUÁRIOS e, no espaço de um quatriênio, estima-se que o preço de tal imposto foi aumentado em 6,79% ao ano – O QUE É PELOS PASSAGEIROS CONSIDERADO UM VALOR INVERSAMENTE DESPROPORCIONAL À QUALIDADE DO SERVIÇO, cuja abrangência e frequência de atendimento são quase nulas à população necessitada. 
O circuito integrado exclui as linhas que inclui no seu trajeto, pois o embarque gratuito em qualquer linha de um mesmo terminal é proibido; ALGUNS ÔNIBUS NÃO ACEITAM A INTEGRAÇÃO NEM O PASSE ESTUDANTIL FEITO EM ESPÉCIE É PERMITIDO; as antigas linhas extintas não retornarão com o aumento e a fusão de qualquer linha visa o lucro.
Os funcionários são considerados pelas empresas como partes do seu material fundamental, o que os mostra como vivas ferramentas produtivas para a renda ser maior, de forma que por isso elas aumentam na planilha orçamentária/tarifária qualquer gasto que exista, quer com materiais ou recursos humanos não importa a condição que apareçam. 
Na medida em que as linhas estão se fundindo a circulação de pessoas no transporte coletivo tem aumentado: quanto menos opções de trajetos, tanto mais linhas fundidas serão, e, por consequência, TANTO AUMENTARÁ O FLUXO DE GENTE NO TRANSPORTE, QUANTO BAIXARÁ A QUALIDADE DO SERVIÇO: o ar condicionado só será mais um problema. 
Quanto mais linhas de ônibus forem fundidas, tanto mais pessoas acessando os tais veículos; quanto menos carros a suprir essa demanda, tanto menos linhas a fazer esse serviço; quanto mais aumenta o contingente de usuários tanto mais diminuem as linhas de ônibus; QUANTO MAIS DIMINUEM AS LINHAS DE ÔNIBUS, TANTO MAIS GENTE FAZ USO DOS ÔNIBUS – cada vez piores e mais deteriorados. 
Com apelos ou não feitos ao prefeito, o aumento mais cedo ou mais tarde virá; mesmo levando o debate às pessoas, está evidente que a dita medida é um paliativo; QUALQUER PESSOA QUE PAGUE POR UM SERVIÇO, DEVERÁ SER CONTEMPLADA COM A SUA QUALIDADE; faz-se necessário o quanto antes de nada a mais, se lançar contra a subida da tarifa de transporte. 
A sociedade não pode esperar pelas prerrogativas do poder executivo para assim modificar as suas vidas, pelo contrário, ela tem que se fazer moderadora dos poderes para deles se livrar, e é por isso que se torna essencial se colocar CONTRA O AUMENTO DA PASSAGEM DE TRANSPORTE E A FAVOR DO PASSE LIVRE. 
Os empresários das empresas de transportes são contrários ao aumento proposto pela comissão, colocando-se a favor de uma taxa bem maior que equivale a R$2,76 pelo preço da tarifa, ou seja, são 25,45% a mais do que se tem para propor: É UMA PROVOCAÇÃO PARA A POPULAÇÃO SE OPOR E RESPONDER COM TODO O GÁS.


                                                                            TEXTO DE JAN CLEFFERSON


    Acrescento ao texto de Jan Clefferson algumas informações.
    
    -O salário de um motorista de ônibus é de cerca de 1.296 reais. De um cobrador, cerca de 752 reais.
    -Foi alegada a necessidade de aumento devido aos impostos. Compararam com outras cidades que possuem o preço menor, onde se há subsídios para o transporte. É visível o quão nocivos são os imposto sem excesso, que sempre serão usados como desculpa por empresários para justificar seus aumentos. A solução ideal seria estatizar o transporte público ou que pelo menos os governos fiscalizassem com mais rigor o serviço que as empresas oferecem ao usuário. 
    -Os vereadores Hugo Manso, Sandro Pimentel e Marcos do PSOL mostraram-se contra o aumento. Júlio Protásio disse que as empresas precisam oferecer um serviço melhor e que deve haver ônibus 24 hrs na cidade. Hugo Manso disse que deve haver urgentemente a suspensão do aumento para evitar choque da polícia com manifestantes. Sandro Pimentel falou sobre a necessidade de haver uma consulta com a população sobre o aumento, já que ele apenas foi justificado e não proposto.

2 comentários:

  1. ERRATA: salário de um motorista é de cerca de 1.196 reais.

    ResponderExcluir
  2. Espero que o mais urgente possível, o prefeito resolva essa estatização dos ônibus urbanos de Natal. Além disso, a melhoria desse serviço tão sucateado em que milhões de trabalhadores necessitam. Sou usuária desses transportes e me vi, hoje acuada, com medo de não poder voltar para casa devido ao movimento. Mas é urgentíssima essa mudança. Na minha opinião, terça-feira, dia 21 de maio, alguns vereadores vão fazer os trâmites legais para que isso possa ser real.

    Um abraço!

    ResponderExcluir