sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Contra o capitalismo selvagem


     Boa noite, meus caros! Sejam bem vindos mais uma vez, sintam-se em casa! Vamos conversar um pouco hoje? Sim, nada de poemas, deixemos para a próxima vez, espero que não se importem.
      Creio que vós notais o quanto nossa sociedade é movida pelo dinheiro e pelo consumismo. As empresas nos estimulam a comprar cada vez mais coisas supérfluas, apenas para mostrarmos aos outros que temos condições de ter os objetos em questão. O fato é precisamos de fato desses produtos? Na maior parte das vezes, não. E ainda temos os altos impostos sobre estes, impostos estes que ficam atrás de pouquíssimos países, como Suécia e Alemanha. A diferença é que nesses países os impostos retornam para o povo, que não paga por educação e saúde. A alternativa para driblar os impostos? Comprar produtos importados ou piratas. Não sou a favor de produtos piratas, não os compro, (mas já comprei várias vezes e faço downloads de várias coisas) porém eu costumo dizer que, assim como a igreja católica criou o ateísmo, as próprias industrias contribuíram para que os produtos piratas aparecessem. Os piratas são os “ateus” da indústria capitalista e o que se vê é uma verdadeira inquisição do capitalismo, que começa a sentir os efeitos da sua própria exploração.
          
     Devem ter notado que a arte tornou-se deveras relativizada: chama-se qualquer um que faz uma música, escreve um livro e pinta um quadro (por mais medíocre que sejam) de “artista”. Isto é deveras preocupante, pois enquanto pseudoartistas têm toda a atenção da mídia, grandes artistas, artistas de verdade, não recebem o mínimo de atenção do governo e da população. Não há incentivos, não há divulgação, não há nada para eles. E o povo clamando pelos falsos artistas, que não contribuem em nada para a sociedade...
        

     
      Temos um grande problema aqui: o capitalismo selvagem. Esta besta faminta devora tudo o que tem pela frente. Não se importa com o bem-estar da população, com a educação, com a arte, com tudo que faz bem para o ser interno que há em cada um de nós. O que fazer para combatê-lo?
     Simples: desligue-se da massa! Reme contra a correnteza! Fuja do rebanho, vá para bem longe dele! Procure coisas que façam bem para você! Leia bons livros, assista bons filmes, ouça boa música, escolham bem vossas amizades, enfim, faça algo que te torne uma pessoa bem melhor, que te faça evoluir. Sêneca dizia que as coisas boas não devem ser identificadas pelo gosto da maioria. Para mim, esta é uma ótima diretriz para ir em busca de coisas que possuam qualidade.
     
     Então, vós dizeis: “Mas essas coisas são caras. Livros são caros, filmes são caros, álbuns de música são caros, games são caros. O que fazer, então?”
    Eu vos digo: boicotem o capitalismo! Recorram aos usados! Visitem sebos, façam trocas, emprestem! Façam downloads (lembrem-se: artistas ganham com shows, as gravadoras ficam com todo o dinheiro da venda de CDs. Só assim elas sentiram na pele o que os consumidores sentem.)!
     Visitem pequenas lojas de roupas, para quê ficar pagando tanto por uma roupa se ela só serve para cobrir o corpo? Pagar só pela marca, pelo status? Vamos, vós serdes bem melhores do que isso!  Visitem os bazares, há muita roupa usada e baratíssima, especialmente para mulheres. Não minto: roupas que na loja custa  mais de 100 reais, nos bazares chega a custar 5 reais!!! E em perfeito estado de conservação!
      Não comprem automóveis, cobrem um sistema de transporte coletivo melhor e com um preço mais acessível. Em países como Suíça, boa parte da população não tem carro, não porque não podem comprar, mas porque não precisam dele, já que o transporte público é de qualidade elevada. Pense na tragédia que será o trânsito se todos comprarem um carro...
      Não lanchem nessas grandes empresas de fast food que ganham milhões, exploram seus funcionários e lhe oferecem uma comida de gosto duvidoso por um preço astronômico!  Garanto que todos os presentes aqui conhecem alguém perto de vossas casas que faz uma boa comida, mais gostosa, com um preço mais acessível e até mais saudável!
      Usem a internet, procurem por lojas virtuais, pesquisem o menor preço e jamais envergonhem-se de possuir coisas usadas e baratas! Vergonha é ser conivente com esse sistema e não se revoltar contra ele! Comprem através dos sites de compras coletivas! Usai da vossa sabedoria, não custará nada, vos garanto, muito pelo contrário, depois de seguir essas dicas, garanto que dinheiro para pagar vossas coisas não será mais problema, e verás que de fato, não precisamos de tanto para viver, o problema é que desejamos somente o que é caro e desnecessário.

     Então é isso, meus caros. Falei o que tinha de falar. Agora gostaria de ouvir vossa opinião, vossas críticas e quem sabe ideias para que possamos ter uma vida melhor e menos consumista.
       
      Antes de ouvir vossas palavras, mostrarei alguns links que deverão ser deveras interessantes e úteis para vós.
   
    Estante virtual, site onde milhares de  sebos de todo o país estão cadastrados. Muito difícil  não achar o que se procura...
       http://www.estantevirtual.com.br/

    Sebo desapego, grupo aqui de Natal onde se negocia livros usados. Já fiz negócio por aqui, foi muito gratificante!
       https://www.facebook.com/groups/sebodesapego/?fref=ts

    Veja o quanto nós pagamos de impostos... é assustador... e revoltante, pois não vemos esses impostos investidos da forma que deveriam.
     http://www.fiepr.org.br/sombradoimposto/FreeComponent14466content115735.shtml

     Grupo de compra e venda de consoles, games e acessórios em geral. 
     https://www.facebook.com/groups/194577074004175/

     Música muito boa de Ney Matogrosso, exemplo de música empolgante e que faz refletir. Uma coisa nunca precisou andar separada da outra.
      http://www.youtube.com/watch?v=wttoOxnyBnI

      
     

2 comentários:

  1. MUITO SHOW!! ADOREI!! Ah! Lendo estes textos seus, Roberto...Dá uma vontade louca de voltar para os tempos das simplicidades, tempo que tudo era mais difícil de ter, mas BOM DEMAIS para se viver. Hoje, está cada vez mais chato viver nesse CAPITALISMO SELVAGEM MESMO! E isso já está virando um BICHO DE SETE MIL CABEÇAS, (risos.Parabéns pelo texto!DEZ!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Muito bom mesmo! Não tenho nada a acrescentar, as coisas rumam por esse caminho e as pessoas continuam vendendo seus corações e almas por tudo que você citou.

    ResponderExcluir