sábado, 9 de abril de 2011

Luto

     Me desculpem se lhes recebo com este semblante triste mas é que eu não poderia deixar de me sensibilizar com a tragédia ocorrida em realengo, no Rio de Janeiro. Várias crianças inocentes mortas e feridas... é realmente algo que é deveras trágico.Infelizmente é esta nossa realidade: pessoas que são excluídas e discriminadas pela sociedade acabam tornando-se assassinos; pessoas que já possuem uma pré- disposição para ter problemas mentais, que sofrem agressões  sociais e depois tentam se vingar de forma psicótica, até mesmo naqueles que nada fizeram contra estas. 
      Está na hora de pensarmos mais a respeito do modo como tratamos aqueles que convivem conosco em nossa sociedade. Ninguém merece ser discriminado e excluído pelo fato de ser diferente, seja através de ideologias, roupas, religião, opção sexual, comportamento diferente ( geralmente pessoas mais reservadas e quietas são vítimas de rejeição) condições financeiras, classe social, etc. Não existe uma regra na natureza que estabeleça um conceito de superioridade e inferioridade entre nós. Todo e qualquer conceito criado não passa de ilusão, artifício criado para que alguns subjuguem uma maioria e usem isso para alimentar seus egos sedentos por poder. Isso não é a primeira vez que isso acontece no mundo: há muitos outros casos semelhantes no mundo, especialmente nos Estados Unidos, uma nação deveras intolerante. Como disse Michael Moore, eles são "Stupid white men".( Título de seu livro, que em português leva o subtítulo de " uma nação de idiotas.")  Então eu pergunto: quantos ainda terão que morrer para que as pessoas percebam que nem todos têm condições psicológicas de reagir às adversidades causadas pelos outros. Não me entendam mal: não estou defendendo os autores de tamanhas brutalidades, apenas estou dizendo que há uma parcela de culpa da sociedade nesses casos. 
        Peço desculpas se este servo não lhes mostrou mais outro de seus simples poemas porém não poderia deixar de falar nesse assunto. Espero que entendam. Para compensar, deixarem que escolham a temática do próximo poema que irei mostrar-lhes. Amor? Tristeza? Solidão? Morte? Culpa? Amizade? Noite? Dia? Outro tema?
         Para isso, peço que escrevam aqui nestas folhas de pergaminhos suas opiniões e no nosso próximo encontro mostrarei-lhes um poema com a temática mais votada. Agradeço a atenção. Tenham todos um bom final de semana e até nosso próximo encontro. Pode deixar que  abrirei a porta para vós. Tenham uma volta tranquila aos seus lares e que suas ações e seus pensamentos sejam destituídos de cobiça, raiva e ignorância.

5 comentários:

  1. Com certeza é válida a argumentação de que a sociedade tem uma parcela de culpa, mas até agora não ficou claro até que ponto isso foi causado por rejeição sofrida por ele e que tipo de rejeição era essa. O pior é que aquela carta não ajuda em muita coisa...tá muito confusa. Mas sou muito curioso sobre o que passa na cabeça dessas pessoas pra cometer tais atos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Noir, vc chegou a ponto certo meu amigo, as pessoas, sim elas, são causadoras de tamanho danos, aos quais elas nem sabem identificar. Gostei muito de seu texto! Ele esta completo! Parabéns, obg tbm por sempre ta olhando meu blog! Ando meio sumida por causa do cursinho e trabalho. =/...Quanto ao proxímo poema quero com tema solidão! amo seus poemas e sempre que posso recomendo a amigos!^^

    ResponderExcluir
  3. Prezado poeta, Roberto Noir,

    Não posso me furtar o prazer de tecer um comentário sobre o teu belíssimo Blog, acima de tudo dessa matéria e de muitas outras que certamente virão nos deleitar de tuas ideias. Muito bom o teu posicionamente sobre mais uma tragédia brasileira explícita, entre tantas outras implícitas, que não são mostradas pela televisão e que são bem mais nocivas à sociedade, as quais, são verdadeiramente essas, que levam a esse trágico fim.
    Gosto desse modo machadiano (MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS) que fazes de interagir com leitor, e assim sendo, sugiro o AMOR como próxima temática de teu poema. Parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Agradeço vossos elogios e podem ter certeza que vossos desejos serão atendidos em breve.

    ResponderExcluir
  5. O acontecido naquela escola foi lamentavel, e penoso pra aqueles que ficaram sem seus bens mais faliosos, que são seus familiares. mas o ser humano perdeu a capacidade de amar um ao outro, por isso que muitas tragedias acontece. Faltar as alguns individuos entenderem que só "o amor reconhecer o que é verdade, o amor é bom não quer o mal" bastar compreender esse principio basico da vida. amar ao ser semelhante assim como a ti mesmo, aquele que retirar a vida de outro é porque não saber amar nem a si próprio, como poderá ter afeto ao seu igual. SErá mais um insano a cometer barbaridades como essa, que passar pela vida como uma arvore podre no quintal.

    ResponderExcluir